quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Encontro do Distrito II da Jufra de MG

Cerca de 50 jovens do Distrito II da Jufra de MG se reuniram entre os dias 16 e 18 de janeiro em São João del-Rei. Acolhidos pela Fraternidade Monte Alverne, as fraternidades Santo Antônio (Divinópolis), N. Sra. do Rosário de Pompéia (Belo Horizonte) e Ternura, Paz e Bem (Poços de Caldas) participaram de momentos de formação, oração e confraternização, nos quais pudemos sentir um pouco mais o gostinho de viver em fraternidade e conhecer nossos irmãos jufristas.
Na manhã de sábado, refletimos, sob a orientação de Frei Antônio, sobre 'A Juventude e a Pós-Modernidade'. A participação e as conclusões foram muito proveitosas e serão organizadas em um documento do distrito. Durante a manhã tivemos conosco o assistente espiritual regional da Jufra, Frei Jaime e à tarde, a moçada pode conhecer um pouco mais da histórica São João del-Rei.
No início da noite, tivemos um momento de contemplação conduzido por Frei Vicente Paulo, assistente espiritual local, que nos fez muitos questionamentos e lembrou a todos do modo de Francisco e Clara verem as coisas. Em seguida, rezamos o Lucernário e tivemos a noite cultural, com apresentações das fraternidades e um 'luau interno', por causa da chuva, e muito forró.
O domingo teve início com a missa no Bonfim, com a participação de todos e, logo após, encerramos com um churrasco num clube na comunidade. A oração final ficou a cargo de Frei Vicente que, juntamente com Lúcia, nossa animadora fraterna local, fizeram os agradecimentos e a despedida.
Enfim, passamos momentos inesquecíveis juntos, que contribuíram para a nossa vivência humana, cristã e franciscana. Foi maravilhoso ter, no primeiro encontro do distrito, representantes de todas as fraternidades. A partir de agora, isso acontecerá a cada 2 anos, conforme ficou decidido no último domingo.
Muito obrigada a todos que participaram e colaboraram para que esse momento acontecesse...
Que Francisco e Clara continuem nos guiando por caminhos de paz e fraternidade!
Paz e bem!

Ana Carolina Miranda
Sub-secretária para Distrito II - Jufra de MG

Um comentário:

Unknown disse...

Obrigada a todos que colaboraram para que esse encontro acontecesse! Citar nomes é sempre difícil... Muitas pessoas trabalharam nos bastidores e também merecem um MUITO OBRIGADA! Todas as fraternidades que vieram participar conosco e trouxeram muita alegria e disposição típicas franciscanas; a comunidade do Bonfim, que aceitou que usássemos o espaço físico, especialmente o Luizinho; nossos assistentes Fr. Vicente e Lúcia que são 2 anjos para nós; Fr. Jaime que se esforçou muito para estar presente; Fr. Antônio que se mostrou sempre disponível e trouxe ajuda além da palestra; Fr. Gustavo na preparação e orações; Apipe, que ainda de longe ajudou constantemente e a minha querida fraternidade Monte Alverne, que foi muito presente e trabalhou nos mínimos detalhes com dedicação, união e sorriso no rosto! Amo vcs! Obrigada por tudo! Sem vocês esse encontro não teria acontecido! Carol